Como-funciona-a-execução-de-um-canteiro-de-obras

Como funciona a execução de um canteiro de obras?

O projeto de um canteiro de obras inicia-se pelo posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, para isso, o engenheiro considera os principais fatores que são: cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.

Este projeto deve atender todas as etapas da construção, desde a limpeza do terreno e a execução da fundação até os revestimentos finais. Deve levar em conta também a logística e a segurança. A logística compreende todas as ações que otimizam e racionalizam as etapas da construção, incluindo o recebimento e armazenamento de materiais e a movimentação de equipamentos, ferramentas e funcionários.

É interessante que o engenheiro coordene o canteiro de obra para que os materiais e insumos não permaneçam estocados por muito tempo, implementando o conceito just in time, onde os pedidos de insumos chegam na obra na quantidade e tempo certos, sendo levados diretamente no local onde serão aplicados e utilizados.

Assim, o canteiro de obras tende a ser mais ágil, eliminando o ócio e reduzindo o desperdício, o bloqueio de vias de acesso e tempo gasto com transporte de materiais dentro na obra.

Um outro ponto importante que faz parte da composição do canteiro são as edificações provisórias, cuja finalidade é a de alocar e distribuir materiais, mão de obra e equipamentos, de maneira eficiente e inteligente, respeitando todas as normas e técnicas de segurança, visando garantir a regularidade da obra e todos os devidos enquadramentos na legislação trabalhista. Este ponto é um dos que mais causam preocupações para o Engenheiro responsável, pois são muitos detalhes a serem seguidos e a fiscalização é frequente.

Basicamente, dentre outras, a norma de segurança NR18 determina o conforto e higiene nas acomodações, devendo ter banheiros, chuveiros, água potável e refeitório nas condições previstas pelas diretrizes regulamentadoras. A observação e o cumprimento das normas de segurança geralmente favorecem a organização do canteiro, pois são um norteador de fundamentação legal e técnica.

A Solução Engenharia em Madeiras, há mais de 20 anos de mercado, é especialista em edificações provisórias, atendendo rigorosamente as normas determinadas, garantindo todo enquadramento, segurança e produtividade para as obras que atende.

Campinas – SP

Parauapeba – MA

 

 

 

 

 

 

Para saber mais, consulte-nos! Atuamos junto às melhores empresas de construção civil do Brasil.

Compartilhe: 

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!
Vantagens do uso da madeira em canteiros de obras
Curiosidades sobre a madeira
LinkedIn
Instagram
WhatsApp

Cadastre-se para receber novidades sobre Engenharia em Madeiras.

Menu
Traduzir »
Chamar no Whatsapp
1
Olá! 👋
Precisa de ajuda? Estou aqui!