PORQUE USAR ESTRUTURAS DE MADEIRA NAS CONSTRUÇÕES

Com o passar do tempo, as dúvidas quanto ao uso de madeiras em obras são gigantes. Por conta do metal e outros materiais utilizados em construções, criou-se um receio em utilizar estruturas de madeira.

Apesar de ser uma alternativa ecológica e flexível pelas possibilidades de trabalho, no Brasil não utilizamos a madeira para construção. Como um material feito à base de árvore pode contribuir positivamente a biodiversidade? Vamos te responder apresentando os cinco tópicos dos benefícios em utilizar madeiras:

  1. Durabilidade e resistência

Com os cuidados necessários, a madeira fica longe de qualquer risco de apodrecimento, durando longos anos. Além disso, a madeira é resistente ao corte, a flexão e apresenta a mesma resistência a compressão que o concreto.

  1. Material renovável

Uma grande vantagem da madeira é o fato de encontrar-se na natureza. Em comparação a produção de outros produtos industrializados, ela exige um baixo consumo de enérgica como material de construção. Além disso ela é extraída de forma consciente sem comprometer o meio ambiente. Ao ser descartada não oferece perigo a natureza e não libera componentes químicos.

  1. Execução rápida

A execução é mais ágil que as obras feitas com concreto. Fora que o material é de fácil movimentação, o que conduz a produção em peças de dimensões e tamanhos diferentes. Essa condição é essencial para acelerar um projeto que necessite de mudanças de ultima hora.

  1. Segurança

A madeira não oxida. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de uma edificação ela funciona como um elemento pré-moldado, de fácil montagem leve e macio. O concreto é fabricado por profissionais sem capacitação tecnológica, o que representa um perigo para as estruturas de concreto armado apesar do cálculo prever grandes margens de segurança.

  1. Isolante térmico e acústico

A madeira possui a propriedade de isolante térmico, em alguns casos inclusive não é necessário o uso de ar condicionado. Do mesmo modo acontece com seu fator de antirruído, a madeira tem propriedades que evitam o som de passar.

Compartilhe: 

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!
SELO MADEIRA LEGAL
Vantagens do uso da madeira em canteiros de obras
LinkedIn
Instagram
WhatsApp

Cadastre-se para receber novidades sobre Engenharia em Madeiras.

Menu
Traduzir »
Chamar no Whatsapp
1
Olá! 👋
Precisa de ajuda? Estou aqui!